domingo, 12 de agosto de 2012

Rabiscos de livros: Ciência Política

Por Murilo Medeiros.

(Análise pessoal e anotações feitas do primeiro capítulo do livro CIÊNCIA POLÍTICA, de Luiz Henrique Queriquelli e Wilson Demo)

CIÊNCIA POLÍTICA
Luiz Henrique Queriquelli
Wilson Demo

Primeiro capítulo - Partes 1

* Para se localizar, eis o mapa múndi: http://www.coladaweb.com/files/mapa-mundi2.jpg

Primeiro capítulo: Governos na antiguidade.

A população começa a ser chamada de humanidade apenas quando deixa de enfrentar a existência e passa a enfrentar também a Convivência;
política é exatamente a arte, ou ciência, que possibilita o homem ter esta convivência;
Na condição original, as primeiras civilizações só puderam se Desenvolver quando decidiram entrar em Sociedade, ao passo que a existência depende da Relação com seus semelhantes. Alguém, algum dia, pensou no exercício do Poder, ou seja, o Governo

"OS HOMENS DECIDIRAM ENTRAR EM SOCIEDADE A FIM DE RESOLVER OS CONFLITOS QUE A CONVIVÊNCIA TRAZ NO ESTADO NATURAL." (QUERIQUELLI; DEMO, 2010, p.17)
"OS HOMENS OPTAM POR VIVER EM UM MODO DE VIDA ORDENADO, SE SUBMETENDO A REGRAS, PRINCIPALMENTE POR BUSCA DE JUSTIÇA, JÁ QUE, NA INDIVIDUALIDADE CADA UM JULGA OS ATOS ALHEIOS CONFORME LHE CONVÉM." (QUERIQUELLI; DEMO, 2010, p.17) 

Provérbio romano: "Onde há homem, há sociedade. Onde há sociedade, há direito."

O Aprimoramento do homem sobre a natureza se deu ao mesmo tempo que o aprimoramento do homem sobre a sua própria natureza. Um exemplo? O surgimento da Cidade - símbolo do aprimoramento da natureza e da própria natureza humana (Na convivência - Política). A cidade surgiu devido à necessidade de se ter um agrupamento para que a sobrevivência se perpetue. Somado aos atributos materiais (técnica de manipulação da argila, por exemplo), possibilitou o homem a aprender e poder viver em Civilização. E para se ter uma civilização, um agrupamento de pessoas e a convivência é preciso se ter Organização. De novo lá vem a Política.

____________________________________________
CURIOSIDADE!



- A cidade mais antiga já descoberta é a de Çatal Huyuk (6700 a.C)  - lê-se algo como Cata Vuiuqui no suaíle - e localizou-se ao sul da Turquia. Tinha cerca de 5 mil habitantes  e suas casas, de cerâmica, eram coladas umas as outras a fim de promover segurança. O trânsito? Era feito pelos telhados! Suas principais atividade produtivas eram o comércio e a agricultura.
Maiores informações no link abaixo.

____________________________________________




No exemplo acima, observamos três fatores secundários que fizeram a passagem do homem pré-histórico para o homem antigo: a Agricultura (8000. a.C), a Cidade (por volta de 6700 a.C) e o Comércio (?). A causa principal foi, depois de tudo isso estabelecido, o surgimento da Escrita (por volta de 3800 a.C).

E para quê o homem inventou a escrita? Simples: Ele precisava>
- Contabilizar os funcionários públicos, os impostos arrecadados e os produtos comercializados (QUERIQUELLI; DEMO, 2010, p.17) ;
- Fazer um levantamento da estrutura das obras, o que exigiu a criação de um sistema numérico para a realização dos cálculos geométricos (QUERIQUELLI; DEMO, 2010, p.18); 





Agora, com a escrita, o conhecimento não seria somente passado de boca à boca, mas também Registrado.Os primeiros registros escritos eram representações chamadas de Ideogramas. 
Alguns ideogramas interessantes: 



As primeiras formas de escrita que se tem indício foram a Escrita Cuneiforme e os Hieróglifos, na Mesopotâmia e no Egito, sucessivamente (por volta de 3500 a.C). 

MESOPOTÂMIA-

Localizada entre os rios Tigres e Eufrates, é tida como o Berço das Civilizações, já que foi lá que se deu em maior intensidade a chamada Revolução Verde Primeira. Teve nestes dois rios a base de seu desenvolvimento. Localizada numa planície ora pantanosa, ora desértica e com altas temperaturas, seus povos foram precursores dos diques, canais de irrigação, utilização humana do uso da força animal e da religião. 

PARA ENTENDER ------------------
Os homens eram, até então, nômades, já que as terras eram, na sua maioria, geladas, cobertas por gelo e, portanto, inviáveis para o plantio. Com o aquecimento do planeta, eis que grande parte do gelo derreteu, o nível do mar subiu, os continentes diminuíram (isso talvez explique a passagem pelo Estreito de Bering) e as terras ficaram mais férteis. Desta forma, um dia, alguém observou que, ao cair uma semente no chão, uma planta nascia. Foi inventada a agricultura. Eis a Revolução Verde Primeira. O homem agora torna-se sedentário.

----------------------------------------------

Para entender as sociedades hidráulicas, sugiro pesquisar o termo CRESCENTE FÉRTIL


*Importantes centros mesopotâmicos: LAGASH, UMMA, KISH, UR, URUK, GATIUM, ELAM, NÍNIVE, BABILÔNIA, NIPUR, ERIDU.
*Importantes povos mesopotâmicos: SUMÉRIOS, ACADIANOS, HITITAS, BABILÔNIOS, ASSÍRIOS, CALDEUS.
* Deus: Marduk


A Mesopotâmia era formada por Cidades-estado

PARA ENTENDER ------------------
Os povos mesopotâmicos tinham sua origem, costumes, tradições, morais, culturas, línguas e religiões muito parecidas e atreladas. Por isso convém-se chamar o território que hoje abriga o atual Iraque de Mesopotâmia. Ainda para este motivo, salienta-se as alianças temporárias entre os povos, com finalidade bélica na maioria das vezes. Entretanto, cada cidadezinha, não muito grande, era totalmente independente, autônoma e soberana, embora realizassem relações comerciais umas com as outras. Por isso a denominação de Cidade-estado. 
-----------------------------------------------

>> PEQUENA LINHA HISTÓRICA:

1 - SUMÉRIOS (sul da Mesopotâmia), primeiros povos a migrar para lá em virtude dos rios. Diques e canais. Escrita cuneiforme. Hierarquia. Eridu, Ur, Nipur, Uruk. Patesi (grande líder político-religioso). Zigurates (Torre de Babel - Zigurate tão alto que ia de encontro ao céu). 
INVENÇÕES: Divisão do ano em doze meses; hora em sessenta minutos; círculo em 360 graus. Sistema numérico. Calendário lunar. Vidro. Roda.

2 - Diversos povos (centro e norte da Mesopotâmia), unificados então pelo rei Sargão, de Acad. Primeiro Império Mesopotâmico (Império Acadiano). Destruído por revoltas inimigas.

3 - BABILÔNIOS se destacam no plano mesopotâmico. O rei Hamurab instala o Primeiro Império Babilônico. Nomeou governantes, padronizou a língua, a religião e uniu os mitos populares na chamada Epopeia de Marduk. Estabeleceu o famoso Código de Hamurab - mais antigo corpo de lei da história, baseado na doutrina de OLHO POR OLHO E DENTE POR DENTE. Com a morte de Hamurab...

>>Código de Hamurab:
- Direito natural e consuetudinário (baseado nos costumes).
- Talião (Olho por olho e dente por dente).
- Influenciaria os futuros códigos de leis dos povos daquelas terras.
- Divisão da sociedade: 1 Homens livres 2 subalternos (antigos servos presos à gleba - terra) e 3 escravos.
- Inalienabilidade do dote, opressão ao adultério e separação pelo marido.
- Tratamentos especiais aos juros.
- justiça nas mãos dos Juízes de Estado sob inspiração do deus Marduc.

"Se um dos grandes méritos da civilização mesopotâmica foi conseguir, através do planejamento urbano, superar as adversidades naturais impostas pela geografia da região e as adversidades impostas pelo convívio entre os homens, o Código significou a coroação dessa superação" (QUERIQUELLI; DEMO, 2010, p.20).

4 - Supremacia HITITA. Introdução ao ferro e aos carros de guerra. Segundo Império Mesopotâmico. Caem para os...

5 - ASSÍRIOS, promovem o chamado Império Assírio. Primeiro exército verdadeiramente disciplinado. Caíram para...

6 BABILÔNICOS novamente no poder. Segundo Império Babilônico. Nabucodonosor e a conquista da Terra Santa - o ser perverso, segundo a bíblia, mas que também construiu os chamados Jardins Suspensos da Babilônia, um presente a sua mulher que sentia saudade das flores de sua infância. Caíram para...

7 - Os persas conquistam a mesopotâmia. 

________________________________________
CURIOSIDADE 

5 planetas conhecidos pelos mesopotâmicos, mais a lua e mais o sol = 7 dias da semana (Já reparou em SUNday, MONday e SATURday?)

________________________________________

Sugiro pesquisar Epopéia de Gilgamesh

EGITO-


Localizado no norte da África, entre o Deserto do Saara , o Mar Vermelho e a Península Arábica, outra civilização hidráulica se desenvolveu quase que sincronicamente a civilização mesopotâmica: os egípcios. Enquanto os rios Tigres e Eufrates eram a chave para a civilização do Oriente Médio, o rio Nilo também o era para a civilização do norte da África, sendo as suas inundações de total importância para  agricultura, já que o período de cheias deixava a terra fértil e, nas vazantes, todo o humo fazia com que lavouras enormes, através de grandes obras da engenharia hidráulica, crescessem exuberantes. Foram grandes cientistas, astrólogos e médicos.

Entretanto, temos uma visão errônea do faraó. Ele estava longe de ser um déspota. Ele dividia sua autoridade com uma infinidade de outros oficiais. O comando administrativo era executado pelo tjati, espécie de primeiro-ministro. 
A religião era o alicerce do governo. O mundo experimentava o seu primeiro estado Teocrático. O direito era exercido pela concepção do senso comum de certo e errado. Casos menores eram julgados em uma Kenbet e casos mais graves em uma Grande Kenbet. A partir do Império Novo os Oráculos passaram a ter mais força no exercício da justiça.

Oráculos:
Alguém: Oráculo, me diga, ele tem razão?
Oráculo, movendo-se, piscando ou algo do tipo: Sim (ou não).

________________________________________
CURIOSIDADE

As cheias no rio Nilo eram periódicas. Desta feita, influenciou, de certa forma, na estabilidade política e na criação de uma Unidade Política, fato que não ocorreu na Mesopotâmia, terra de rios instáveis.

________________________________________

>> PEQUENA LINHA HISTÓRICA:


Costuma-se dividir em 12 os períodos da Antiguidade Egípcia. Entre eles, destacam-se:

1 - Período Pré-dinástico: Grandes aglomerados e vilas com aldeias formadas por clãs, chamadas de NOMOS. O chefe de cada nomo era o NOMARCA. Os agricultores chamavam-se FELÁS. Os nomarcas, com o tempo, foram personificando divindades até que os reinos do Baixo (Delta) e Alto Egito (Vale) se formassem. Menés, um dos nomarcas do vale, conquista, então, o delta e torna-se o primeiro FARAÓ - mistura de chefe político e religioso egípcio (assimilado ao deus Hórus. O faraó anterior considerado o deus Osíris. Mais tarde o faraó passou a ser associado ao filho de Rá, o Deus Sol*).

* Já parou para pensar na conveniência? 
OBS: Delta: desembocadura do rio. Vale: Caminho do rio até a desembocadura.

Os faraós governariam o Egito por mais de 3 MIL ANOS!

Alguns dos principais deuses egípcios:

-  Sol (principal deus da religião egípcia)
Toth - sabedoria, conhecimento, representante da Lua
Anúbis - os mortos e o submundo
Bastet - fertilidade, protetora das mulheres grávidas
Hathor - amor, alegria, dança, vinho, festas
Hórus - céu
Khnum - criatividade, controlador das águas do rio Nilo
Maet - justiça e equilíbrio
Ptah - obras feitas em pedra
Seth - tempestade, mal, desordem e violência
Sobek - paciência, astúcia
Osíris - vida após a morte, vegetação
Ísis - amor, magia
Tefnut - nuvem e umidade
Chu - ar seco, luz do sol
Geb - terra

2 - Antigo Império: Capital: Mênfis. Divisão em nomos. Desenvolvimento da escrita hieroglífica. Expansão para a Núbia, ao sul. Arquitetura em alta: As pirâmides de Gizé (Quéops, Quéfrem e Miquerinos). Conflitos internos (sacerdotes outorgando menor poder ao faraó) fez com que caísse.

3 - Médio Império: Mentuhotep II centraliza novamente o Egito que continua ganhando terras da Núbia. Entretanto, os Hicsos devastam o império, que ruiria. 

4 - Novo Império: Expulsão dos Hicsos e nova centralização de poder. Tebas é a nova capital. Exuberantes tempos como os de Karnac e Luxor surgem. 

5 - Depois de mais alguns altos e baixos, os egípcios caem nas mãos do persas, assim como os mesopotâmicos. Muita coisa aconteceria até se tornar colônia inglesa do século XVII e, posteriormente, um país livre

*Importantes cidades: Tebas, Mênfis, Biblios, Karcac, Luxor, Alexandria.
*Importantes faraós: Quéfren, Akhenaton, Ramsés II, Cleópatra, Tutancâmon. 

________________________________________
CURIOSIDADE

A escrita hieroglífica é a marca do Egito Antigo, entretanto, outras formas de linguagem, mais rústicas, eram usadas, como a escrita Hierática (algumas simplificações) e a Demótica (mais simplificações ainda).

Em comparação as mulheres de outras civlizações antigas e até mais recentes, as mulheres egípcias tiveram oportunidades muito melhores.
Ver: Hatchepsut, Cleópatra e Esposas Divinas de Amon. 
________________________________________


PIRÂMIDE SOCIAL EGÍPCIA:


Sugiro pesquisar o episódio da Pedra de Roseta.
Sugiro pesquisar Calendário Egípcio.
Sugiro pesquisar A Tumba de Tutancâmon. 
Sugiro pesquisar Deben (a "moeda" egípcia).

Algumas comparações:

Na Mesopotâmia o direito era baseado numa lei codificada, diferente do Egito, que era baseado no direito consuetudinário, isto é, o direito baseado nos costumes. Isso ainda perdura atualmente (QUERIQUELLI; DEMO, 2010, p.25).

SOBRE EGITO ANTIGO E MESOPOTÂMIA, SUGIRO AINDA OS VÍDEOS ABAIXO. SÃO MUITO BONS. 

Para finalizar, saliento um trecho do livro em questão:

"Tudo o que jpa se conseguiu resgatar da antiga civilização egípcia espanta qualquer um, seja leigo ou especialista, por uma questão óbvia: como aquele povo, egresso da pré-história, pôde conceber um arranjo político tão eficiente, capaz de mantê-los prósperos por quase cinco milênios? Em nossa avaliação, podemos ver que o faraó e sua máquina administrativa, encontraram meios de conciliar religião, economia e justiça, atendendo aos desejos mais sensíveis de seus súditos".  (QUERIQUELLI; DEMO, 2010, p.26)

____________________________________________
Pequena linha do tempo dos fatos:

Da antiguidade:

3100a.C. O rei Menés unificou o baixo e o alto Egito e formou um dos primeiros governos nacionais do mundo. 

3000a.C. Escritos cuneiformes dos sumérios deram início ao registro da história do Oriente Médio. 

2500a.C. A civilização do vale do Indo começou nas cidades de Harappa e Mohenjo-daro, no Paquistão. 

2300a.C. Sargão de Acad conquistou os sumérios e unificou suas cidades-estados sob seu governo. 

1750a.C. Hamurabi estabeleceu o império babilônico. 

1600-1400a.C. A civilização minoana floresceu na ilha mediterrânea de Creta. 

1500a.C. A dinastia Chang começou seu governo de 500 anos na China. 

1100 a.C. Tribos latinas estabeleceram-se ao sul do rio Tibre e etruscos estabeleceram-se na região centro-ocidental da península italiana. 

750-338a.C. Atenas, Corinto, Esparta e Tebas desenvolveram-se como as principais cidades-estados da Grécia durante o período helênico. 

509a.C. Os latinos revoltaram-se contra seus dominadores etruscos e criaram a República Romana. 

338a.C. Filipe II da Macedônia derrotou os gregos e anexou a Grécia ao império macedônico. 

331a.C. Alexandre, o Grande, derrotou os persas em Arbela (Irbil) e abriu caminho para a conquista do norte da Índia. 

321-185a.C. O império mauria do norte da Índia espalhou-se praticamente por toda a Índia e parte da Ásia central. 

221-206a.C. A dinastia Tsin criou o primeiro governo central chinês poderoso e completou a Grande Muralha para proteger a China dos invasores. 

202a.C. A dinastia Han começou seu governo de 400 anos na China. 

146a.C. Os romanos destruíram Corinto e conquistaram a Grécia. 

55-54a.C. Júlio César comandou a invasão romana da Bretanha. 

27a.C. Augusto tornou-se o primeiro imperador romano. 

70d.C. Forças romanas sob o comando de Tito capturaram e destruíram Jerusalém. 

350 - O império Kusha dominou o Afeganistão e a Índia norte-ocidental. 

105- Os chineses inventaram o papel. 

293- Diocleciano dividiu o Império Romano em quatro prefeituras e estabeleceu duas capitais - Nicomédia, na Ásia menor, e Milão, na Europa. 

313- Constantino deu aos cristãos do Império Romano liberdade de culto através do Edito de Milão. 

320- A Índia começou sua idade de ouro sob o governo da dinastia gupta. 

395- O Império Romano foi dividido em Império Romano do Orinte e Império Romano do Ocidente. 

476- O comandante germânico Odoacro depôs Rômulo Augústulo, o último imperador do Império Romano do Ocidente.


Da história:
Clique para ampliar


____________________________________________

Etimologia das palavras-chaves:

- Política (pólis, cidade - procedimentos relativos à ela);
- Convivência (convívi,is,vixi,victum,ère - viver com);
- Sociedade (do latim sociĕtas, pessoas);
- Cidade (do latim civĭtas, comunidade);
- Civilização (derivada de Cidade);
- Organização (do francês organiser);
- Ideograma ( anagrama que idealiza algo);
- Escrita cuneiforme (Escrita em cunha na argila);
- Hieroglifos (hierós, sagrado e glýphein, escrita);

Adiante postarei os textos dos demais capítulos do livro. Fica aberto os comentários para sugestões de livros a serem analisados e comentados. Quem quiser fazer este trabalho, também damos todo o espaço. logo postarei o resumo da última aula de Ciência Política do Professor Cláudio.  
Obrigado.

Murilo Medeiros é acadêmico do curso de Relações Internacionais da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário